Jacky Cavalari

Formado em marchetaria (embutidos) pela École Boulle em Paris, Jacky Cavallari chegou a estudar história da arte na Sorbonne Université, mas foi na madeira que encontrou maiores possibilidades e a identificação como artesão. 

O artista viu na madeira a oportunidade de trabalhar muitas texturas e formatos, sobretudo ao buscar inspiração na flora e na fauna.

Desenvolveu trabalhos como marcheteiro e ebanista para projectos de arquitetura, decoração e mobiliário, incluindo a concepção e fabricação de painéis de madeira laminados e outros materiais. Após viver por dez anos no Brasil, mudou-se para Lisboa. 

No seu novo atelier, em Lisboa, ele divide técnicas e conhecimentos com seus alunos do curso de marchetaria, atividade que já exerceu por 7 anos, na Confraria da Madeira, na cidade de Porto Alegre. 

Das exposições que fez parte, destacam-se a participação nas mostras “Geografia da criação: arte, moda e design”, no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), em 2014, e “Objetos de desejo: instrumentos de colecionismo”, na Galeria 189, em 2017, ambas em Porto Alegre.

Para além da colecção presente na galeria de placas em madeira embutida, que desenhou e executou, iniciou com Mariana Vidigal, uma colecção de ourivesaria contemporânea exclusiva a galeria.

O trabalho de Jacky despertou-me interesse desde a primeira vez que o vi.

Embora ele próprio se considere um artesão, as peças que tenho expostas e à venda, foram desenhadas pelo próprio, e a posterior execução do desenho em madeira - limitada a 32 peças - reflecte uma precisão e qualidade de trabalho que não se encontra num mero trabalho de artesanato.

Para além disso, a interessante utilização de diferentes tipos de madeira, cria riqueza de texturas e impede que existam duas peças exactamente iguais.

Mariana Vidigal
Colecção "Flora e fauna de Lisboa"